Então cá vamos ao trabalho! ;). A ideia é abrir um buraco não muito fundo e preencher o chão com a argila apanhada há que tempos... ;)
Feito o buraco vamos então calcar argila no fundo enquanto enchemos. Parece que é isto que o Sepp Holzer faz... vamos ver :)
Perfeito!!
Não transborda para o passeio e sim directamente para o tubo ladrão
Esperámos uma boa meia hora para depois ver que a coisa ainda estava longe de perfeita... mas estamos na direcção certa.
... infelizmente tínhamos de sair...
... vai um mergulho? ;)
Passados uns dias...
Claramente! Após chuva e tudo ficou esta pequena poça de água...
Segundo o Sepp Holzer, os porcos conseguem fazer lagos de uma forma que para nós parece ser "chapinhar na lama". O que acontece é que é escavado um buraco com água e o porco abana-se para tremer o chão e as paredes do lago, levando às diversas poeiras e grãos criarem uma camada impermeável! Pretty clever uh?
...então, à boa medida "Holzeriana", façamos o trabalho dos porcos hahahah!
Bom... continuamos "fora"... Talvez estudando um pouco mais...? Talvez tentando um pouco mais...?
Devido a sei lá o quê (preguicite?) o update do pátio erm... atrasou-se... hehehe. Mas no problem! Seque aqui um update do que aconteceu até agora :)
Pera-abacateira - RIP
A pera abacateira não dava fruto pois não tinha outra para polinizar. Além disso incomodava um vizinho. Também cortava imensa luz dado o tamanho.
... muito bem! Compostêmo-la :)
Mirtilo - RIP
Plantou-se bem perto de onde será o lago e também puff... Hoje pergunto-me se não será porque o gato resolveu fazer desse canteiro a sua casa-de-banho... humm...
Vê-se mal no meio da caruma, mas a etiqueta ajuda a identificá-lo :)
Frambinesa(s) - RIP
Lol! pois é! Depois de se plantar a framboesa preta, esta foi completamente comida. Lá conseguiu rebentar um pouco mas voltou a ser atacada e não parece ter resistido.
A minha tia também contribuiu com uma framboesa vermelha, mas... também morreu. talvez até antes de ter chegado ao pátio dado que tinha sido comida por um cão...
Este canteiro é o anterior ao do jasmim, da outra framboesa e do maracujá
A cama elevada e a impermanência...
Quanto à cama elevada, cresceu cresceu cresceu... e depois chegou as anuais terminaram o seu ciclo. Então, retirámos-lhes as sementes, e deixámos as couves.
Os plásticos devem-se a uma curiosidade descoberta: Por debaixo de um saco de plástico há SEMPRE MILHÕES de minhocas e outros úteis bichos!... perguntei-me se faria as pazes com o plástico...
... mas não! Passados uns meses, começa a desfazer-se... o que indica que é mais biodegradável que julgava... porém, deixa pequenos pedaços por todo o lado e não ficamos muito descansados com isso... back to the ol' cardboard! ;)
Acabámos depois por transladar as couves para o canteiro Oeste, e refazer a cama: Cortar tudo, ajeitar a terra e o que ficar por debaixo dela fica a compostar ;)
... e não é que as couves são resistentes? Apesar dos maus tratos, ó pra elas a vingar de novo...!! (Entretanto foi adicionado um mulch de relva por cima de tudo! ... e mesmo assim!!
Quanto ao canteiro Oeste... :D (gandas curvas hahahaha)
Jasmim & Maracujá
Em grande!! Têm crescido pra caramba! Especialmente o maracujá! :D
Bem... tinha ido eu em busca de diversas trepadeiras - viagem que resultou no Godofredo e do Josué, hehe- quando olhei de soslaio para uma framboeseira... Por acaso tinha dito o meu pai que um amigo dele fornecia framboesas ao Santini. ... Ora toda a gente sabe a qualidade dos gelados Santini (certo?????), e fiquei à espera que lhe pedisse um pezinho...........
"Bof" (como dizem os franceses), foi o que senti quando soube que tal personagem já nem sequer tinha framboeseiras!!
No problemo! O meu amigo e professor de permacultura tem uma framboeseira e vou pedir-lhe um pé. Mail enviado!
Ó pra ela tã menita :D
... já nem sei o que me deu mas, quando estava a almoçar na cantina com o pessoal, resolvi perguntar, à laia de Gato Fedorento, tal prof Fonseca, "Oiçam lá, e tal. Porventura não têm uma framboeseira no quintal?" ... e não é que um deles tinha?!? LOOOL Siga!
Bem...entretanto caíram-lhe quase todas as folhas, e as restantes estão a ser comidas por "alguém"... mas enfim, é assim mesmo. E já encontrei um novo rebento a arrancar :)
... admito que hesito em arranjar uma rede para a proteger... lol
Ora no dia seguinte, o grande beneficiário framboesal aparece com uma caixinha carregada desses frutos deliciosos, e qual não é o meu espanto quando elas são pretas!! Framboesas pretas! Facilmente confundíveis com amoras... até se provarem! Tem o nome de Rubus occidentalis :)
...mas mas mas... e a linda framboesa vermelha que (apesar de ser a mais conhecida) NINGUÉM come? LOL
Bem, poucos dias depois surge a minha tia a dizer que tem uma framboesa para me oferecer!! Brutal!!
E pronto! Ei-la também! :D ...er... sim, é aquele pauzinho no meio, à esquerda de um pouco de terra preta... é que esta foi comida por um cão, lol! Será que se aguenta?...
Para já, 3 kiwis (Actinidia deliciosa), 1 jasmim (jasminum polyanthum) e 1 maracujá (passiflora edulis).
Ao que parece, recomenda-se 6 kiwis fêmeas para 1 macho. E vêm em "pacotes" de 3. Ora um Pato Barbudo muito simpático ofereceu-me um desses pacotes e três lindos kiwis foram encontrar uma nova terra pra morar :D
A Kiwi Manecas
A Kiwi Gilberta (à direita da roseira)
O Kiwi Tomé... onde?! Perto do canto!! Mal se vê! ...Mas quem foi o fotógrafo, hã?!?
O Jasmim Godofredo
O Maracujá Josué
Ó pós dois tã menitos!!!
...também já dá para ver umas coisitas a crescer... ;)
Ah, e esta "coisa" amarela espetada à direita é a flor do Aloé Barbadensis!! :D
E pronto! Para já é isto. Em fila de espera ainda está uma framboesa, um chuchu, uma videira moscatel e mais umas por decidir ;)
Bem... tem um pouco mais que se lhe diga. Curiosamente quando fizeram estes canteiros, nem tiraram as pedras da calçada. Foi simplesmente colocar os muretes, encher o canteiro de areia e tá àndare! ... como raio é que aquela nespereira cresceu tanto?!?! LOL ...Além disso havia bastantes rachas por onde a água fugia toda ao regar
Então decidimos arranjar aquilo (listas a cinzento-claro nos muretes) e retirar algumas pedras do chão desse canteiro (terra praqui, tira pedras, terra pra lá de novo hehe)
No final foi voltar a pôr a terra direitinha, semear e a colocar palha por cima :)
Finalmente acabam-se os canteiros deste lado! :) Cá vai então mais do mesmo que o anterior, com algumas observaçõezinhas pelo meio ;)
Portanto... levantando um saco de plástico com o lixo que vamos retirando da matéria orgânica que trago dos jardins do emprego (esta malta com a cena de atirar as beatas ao chão... parece que ninguém "vê" que aquilo é lixo... estranhíssimo!), eis que descubro MONTES de malta! Na altura em que consigo tirar a foto, já só sobram as minhocas...
É incrível que realmente basta apenas tapar. Não interessa com o quê LOL! Um saco de plástico! MONTES de bichos... respeito!
Bem, siga então para o último canteiro! ;)
O canteiro já com matéria orgânica...
Estrume; Cartão; Estrume... (faltam-nos os tais acondicionadores de solo...)
Mais matéria orgânica...
Composto... feito de entulho! LOLOL... cada um desenrasca-se como pode! :p
... e a bela palha a acompanhar!
Resolvi tapar tudo com plástico, para dar um "arranque" mais forte aos fungos! Talvez deixe uma ou duas semanas só...? Quem não experimenta não descobre ;)
Faltam ainda dois canteiros... quer dizer, falta só um!! ;) mas faltavam dois... e o Fred teve a idéia de fazermos um "sheet mulch" à maneira!... e à maneira, é o The Ultimate, Bomb-Proof Sheet Mulch do Toby Hemenway (autor de um Brilhante & Excelente livro, Gaia's Garden, super recomendado!!)
Bem... mas para isso precisamos de palha e estrume!! er... em Lisboa?? ... picadeiros??!!
E lá partimos nós à aventura da alimentação equestre e er... do que lhe sobra LOL!!
Percorrendo os picadeiros da ajuda, lá fomos dar ao da G.N.R..
Chegados à porta, deparamo-nos com uma linda menina (com uma etiqueta a identificá-la com um nome masculino, estranhíssimo!) que, meio surpreendida lá fez um telefonema e, para nossa alegria, nos deixou entrar! :D
Temos a dizer que, apesar de não termos tirado fotos para não ferirmos susceptibilidades, os guardas foram extraordinariamente simpáticos!! Obrigado G.N.R. da Ajuda!! :D
Voltados ao nosso pátio, pusemos mãos à obra!
Cá está o canteiro a preparar, já com as ervas cortadas e o resto do aloendro retirado. Deu cá uma luta... mas o Fred lá o arrumou! AH, GANDA FRED!! hehehe
Saltamos uns passitos à frente, e temos já uma cama preparada com (de baixo para cima): solo original do pátio, vetegação, estrume de cavalo, cartão, um pouco mais de estrume, bastante matéria orgânica vegetal, e um "endireitamento" para ficar tudo arrumadinho hehehe
Aqui era a parte onde se punha composto... como não temos, resolvemos arriscar com a nossa magnífica areia-entulho, nativa cá do pátio!
...nativa uma ova! Segundo consta aqui plantavam-se figueiras (lembram-se no início? Ainda houve uma que tentou vingar de novo...). Depois de obras é que a malta jogou entulho para endireitar o chão para pôr a calçada... humpf!
Entretanto, foi tudo regado...
... sementes lá para cima, e por fim, a clássica palha! Não há campo de permacultura que não a tenha heheheh
Lista de sementes
Foi feito um canteiro tendo como referência a página de List of Companion Plants. Como as lindas e adoráveis senhoras da limpeza de onde trabalho me arranjaram picantíssimas malaguetas africanas (capsicum não sei o quê lol), a escolha foi uma cama simbiótica à volta destas :)
Nestas listas temos que são compatíveis, malaguetas, pimentos, tomate, alhos, cebolas, nastúrcio, manjericão, calêndulas, petúnias, gerânios (sardinheiras), ...er... e acho que é tudo...ah, e cenouras (actualizado agora LOL - já irão perceber)!
E então cá vai:
... agora vem a pergunta: "Mas não é muita coisa para um canteiro só?" ... É! Mas vai ser muita giro!!!! hahahahah!!!