sábado, 12 de novembro de 2011

Cama elevada - Bamo lá embora!!

Ok, vamos lá começar isto! A andare!!! hehehe A idéia é fazer um canteiro elevado (em permacultura chamado cama elevada).

A nossa ideia foi colocar troncos na base, galhos a meio, matéria orgânica, terra, e terra de qualidade no final. Com isto pretendemos que no final a matéria orgânica e a terra se entranhe nos buracos e consiga ali decompor-se nalgo equilibrado... vamos ver.

Naturalmente depois da obra feita convém lançar MONTES de sementes para evitar que a cama se desmorone ;)

Comecemos então :)


"Olha, um tronco!" LOOOL... tivémos de escavar o composto acumulado em busca dos troncos que estavam debaixo.

Ao escavar convém SEMPRE separar o solo de topo, mais rico em nutrientes do inferior, mais abaixo. Só este cuidado poupa uns dois anos de fertilização ;)

Lá está, a caminha de batata do Professor Fonseca... perdão, caminha de troncos... ahem...

"Portanto... isto vai prali" eheheheh Depois do escava, carrega... AgroFitness, é o que digo, meus amigos! Agro-Fitness!!

Depois dos troncos, os galhos..

Entretanto os nossos maravilhosos ajudantes estiveram a escavar aquilo que será o lago contribuíndo para mais terra para aumentar a altura da cama :) (Queremos uma BEM alta, ao estilo Sepp Holzer ;) )

"Eu tenho uma picareta!!!" ... o ar entretido deixava um toque de suspense no ar... MUAHAHAHAHAhahahaha...

E eis o trabalho quase final: Falta colocar o solo fino (à esquerda da cama) porque tivémos de ir embora... fica para outro dia :) Pode ver-se que o lago tem um buraco um pouco maior.

Ah, pois... e as sementes.. oops... hehehe

Sem comentários:

Enviar um comentário