domingo, 5 de fevereiro de 2012

E pro lago, argila!

Antes de mais, as minhas desculpas por tanto tempo sem dizer nada. Aconteceram várias coisas, que actualizarei nos próximos dias, mas Dezembro foi também um mês de maior... contemplação :)

Retomemos então a história :)

Para se fazer o lago podemos cimentar, colocar um plástico ou tentar meios mais naturais. Optámos pelo último! ;) ... mas onde encontrar argila, sem a comprar?

Pois bem, o Fred (que é um ganda maluco) lembrou-se de procurar por pedreiras na zona de lisboa ("onde há pedreiras há argila" ...?!?!?),e encontrou um documento com imensas pedreiras dos tempos antigos. O único problema é que hoje em dia, montes delas estão com edifícios em cima. (Por exemplo, o edifício da CGD do Bairro Alto localiza-se em cima de uma antiga pedreira!!) Em seguida foi ao Google maps em busca das diversas zonas e colocou como candidatos os locais que não tinham edifícios.

Após ter-me sugerido esta idéia (que eu achei completamente louca, CLARO!!) resolvi dizer: "E porque não?" LOOOL!! A meu ver seria uma tarde passada em boa companhia. O resto seria tempero, caso funcionasse.

... em busca das diversas zonas candidatas, optámos por um terreno baldio na zona das laranjeiras. Material pro carro e lá fomos nós!!

Chegado ao local... deixa cá ver...

Mãos à obra!!
Era clara a presença de argila
Mas mesmo assim... hesitávamos. Havia muita terra nesta argila. Bom... os manuais falam em 20%... teríamos de fazer o teste do boião com água que... não pensámos nem trouxemos... lol


Trabalho concluído! :)... ou não! ;)



Ok, trabalho terminado, vamos lá dar um passeio para limpar os pés :)

A meio do passeio, o Fred dá-lhe pra experimentar um pouco do solo... e reparamos que tem MUITO mais argila! Buscando a pá, fomos confirmar...

Esquece lá o resto! Ganhamos coragem e despejámos os sacos! Vamos é tirar daqui!! LOL

Às tantas, as crianças começam a "importunar-nos" com "Venham cá!", "É muita bom!", e com todas aquelas coisas que as crianças - que não percebem nada da realidade e se motivam com tão pouco - chateiam os adultos sabedores...

Tanto insistem que às tantas lá olhamos um pouco (se os adultos "acham interessante" o que as crianças fazem elas dão-nos mais uns minutos de paz...) Nessa altura a frase deles era "Encontrámos manteiga!"

E não é que era mesmo?!?!?! Que brutal!! Parecia argila de escola, de tão mole que era!!... que lição!!
Ok, desta é que é!! ... mais uma vez lá esvaziámos os sacos loool
... precisávamos de uma pá de mão para limpar a pá hehehehe


E pronto! De novo o passeio para limpar os pés :)



Ao virar a esquina deparámo-nos até com um filão de argila cinzenta, totalmente seca! Dura que nem uma rocha!
Verdadeiras pedras! Atenção: Não pegar com mãos molhadas sob risco de roupa totalmente manchada hehehe

Conclusão e moral da história

Não é que como pessoas no geral e permacultores no particular, não saibamos que antes de se iniciar qualquer coisa se deve observar e planear. O problema aqui foi mesmo o entusiasmo! Esse é que nos levou a avançar tão prematuramente e a ter de esvaziar duas vezes os sacos cheios de areia hehe. Ficou a boa experiência que teremos de nos conter um pouco da próxima vez :)

...e as crianças sabem muuuuito... libertas de tantos conceitos, não se aprisionam e apreciam cada momento numa pureza há muito esquecida pelo adulto com as suas coisas "importantes". Ouvi-las é essencial :) Humildemente reconheço. :)

Post-Scriptum

Poucos dias depois, em casa, verificámos que o lago terá as suas implicações de segurança devido a pequenas crianças que por vezes brincam no pátio. Ficou então adiada a construção até o ok dos restantes condóminos. Provavelmente teremos de construir uma pequena cerca para a zona de permacultura :) Vamos ver :)

Sem comentários:

Enviar um comentário